Já reparou que praticamente tudo em nossa vida envolve gestão? Pois é! Estamos constantemente gerindo tempo, recursos, conflitos e também sentimentos. É dessa forma que nossa vida é administrada por nós e é desse modo, também, que empresas são geridas.
CURSO // DISCIPLINAS // PROFISSIONAL
Já reparou que praticamente tudo em nossa vida envolve gestão? Pois é! Estamos constantemente gerindo tempo, recursos, conflitos e também sentimentos. É dessa forma que nossa vida é administrada por nós e é desse modo, também, que empresas são geridas.
Independentemente se é um pequeno negócio ou uma grande corporação, uma gestão direcionada é a ferramenta necessária para uma rotina eficaz nas instituições. Aprofundar-se nesse universo da administração trará a você aprendizados que podem auxiliar em tomadas de decisões, tanto na vida profissional quanto na vida pessoal.
1º SEMESTRE
Conhecer a base do universo da administração, sua história, estrutura, entender os tipos de organizações e aprender como o clima organizacional e a cultura influenciam o dia a dia das empresas.
Aprender sobre ética, moral e valores. Aprender sobre modelos e práticas socialmente responsáveis , além de como ser uma empresa sustentável e com responsabilidade social.
Fundamentos do gerenciamento de projetos; áreas de conhecimento do PMBOK; alinhamento estratégico do portfólio de projetos, planejamento e execução e contextualizar a gestão de projetos no desenvolvimento organizacional, evidenciando sua abrangência.
Contextualizar a gestão de processos no desenvolvimento organizacional evidenciando sua aplicabilidade na vida do aluno e como isso pode ajudá-lo no seu cotidiano.
2º SEMESTRE
Entender como a matemática financeira impacta no nosso dia a dia, compreendendo o valor do dinheiro no tempo e aprender conceitos de juros simples e compostos na prática, a taxa interna de retorno, valor presente líquido e ensinando o aluno a fazer avaliações de investimento.
Instrumentalizar o participante com conhecimentos estatísticos práticos que o ajude a avaliar riscos, tendências, obtendo informações consistentes que o ajude na tomada de decisão dentro da empresa.
Apresentar como se faz o planejamento das pessoas dentro de uma empresa, desde a sua entrada através do recrutamento e seleção, passando pela integração ao trabalho, seu treinamento, desenvolvimento e plano de carreira.
Conhecer sobre os conceitos básicos da gestão de qualidade e aprender sobre as ferramentas quantitativas e qualitativas que ajudam na padronização e busca constante da qualidade, buscando sempre melhorar a satisfação do cliente.
Apresentar os mecanismos e ferramentas de planejamento e controles da produção dentro da empresa, que visam melhorar o desempenho, diminuir custos e maximizar resultados.
3º SEMESTRE
Apresentar uma visão do mercado como um todo acerca dos concorrentes, dos produtos e do comportamento do potencial consumidor, além de desenvolver estratégias para que o seu produto seja lançado no mercado, tornando-se conhecido e tenha performance nas vendas.
Aprender como fazer um plano de ação para abrir uma empresa no mercado avaliando as competências pessoais e organizacionais e as oportunidades e desafios do mercado.
Conhecer a importância da contabilidade e suas funções básicas, que auxiliam a empresa a estar em dia com as obrigações do governo, como também, levantar informações para a tomada das decisões gerenciais.
Apresentar conceitos e ferramentas de planejamento financeiros e tributários, como também, as obrigações legais de cada tipo de empresa, referentes a impostos, tributos e relatórios econômicos e financeiros. Também abordará aspectos básicos do funcionamento do mercado de ações e mercado financeiro.
Aprender quais são as leis que regem os direitos e obrigações da relação de contrato de trabalho entre empregado e empregador dentro das organizações.
4º SEMESTRE
Aprender conceitos, técnicas e ferramentas para desenvolver um planejamento para empresa no curto, médio e longo prazos, que ajudarão a organização a atingir seus objetivos.
Aprender como fazer a gestão dos funcionários da empresa. Além de aprender como fazer uma folha de pagamento, admissões e demissões, férias, atestados e afastamentos, registro de ponto e passivos trabalhistas.
Apresentar conceitos básicos de economia dando uma visão geral acerca de como o mercado de compra e venda acontece e como isso é afetado pela oferta de produtos e a decisão de compra do consumidor.
Aprender como funciona a cadeia de suprimentos de uma empresa, desde o planejamento da necessidade de compra de um produto, sua compra, acompanhamento de sua chegada, armazenamento, controle do estoque, até o produto chegar na mão do cliente.
Montar um plano de negócios colegas de sala e defender o modelo de negócio para alguns jurados como se estivessem buscando um investimento para a ideia.
Campo de atuação:
As possibilidades para um técnico em administração são inúmeras. De maneira geral, podemos citar empresas e organizações públicas e privadas com atuação em marketing, recursos humanos, logística, finanças e produção. Isso engloba desde a pequena padaria do seu bairro até a multinacional que você consome no supermercado. Além disso, por contemplar disciplinas como matemática financeira, economia, gestão de pessoas, marketing e muitas outras, nosso curso preparará bem mais o aluno para empreender e ter seu próprio negócio.
Possibilidades de verticalização para cursos de graduação no itinerário formativo:
Veja alguns cursos superiores que você pode se interessar após concluir o técnico em Administração: Bacharelado em Administração, Economia, Marketing, Engenharia de Produção, entre outros.