UM NOVO ENSINO MÉDIO

QUANDO? 

Hoje!

COMO? 

Veja como no gráfico acima.

POR QUÊ?

Porque é preciso inserir o jovem no centro da vida escolar, de modo a promover uma aprendizagem que propicie autonomia, protagonismo e escolha. 

PILARES

BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR (BNCC)

Para que as alterações curriculares do Ensino Médio tenham os efeitos positivos esperados, outras políticas e ações se fazem necessárias. Uma delas é a (re)elaboração dos currículos a partir da BNCC – essencial para colocarem prática a proposta de flexibilização curricular.

A ESCOLHA POR ITINERÁRIOS FORMATIVOS

Os currículos do Novo Ensino Médio terão uma parte referenciada na BNCC (formação geral básica) e os itinerários formativos, que oferecem caminhos distintos aos estudantes, serão ajustados às preferências e ao projeto de vida destes jovens. A oferta desse novo itinerário é condicionada às possibilidades de implementação das escolas e redes de ensino. 

FORMAÇÃO TÉCNICA E PROFISSIONAL NO ENSINO MÉDIO REGULAR

Os estudantes matriculados no Ensino Médio regular terão a possibilidade de cursar de modo integral um itinerário técnico, de fazer um curso técnico juntamente com cursos de Formação Inicial e Continuada (FIC), ou até mesmo um conjunto de FICs articuladas entre si. 

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